quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Grupo no facebook resgata um pouco da História de Dores de Guanhães



Nos últimos meses, o Brasil alcançou rapidamente o ranking dos países com mais usuários no Facebook, onde já ocupa o segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. Estimativas da empresa americana SocialBakers indicam que, nos últimos seis meses, 16,6 milhões de brasileiros aderiram ao Facebook, o que trouxe um aumento de 54% no total de usuários no país, agora estimado em 47 milhões. Em números absolutos, o Brasil, é de longe, o país onde o Facebook mais cresceu.

Embutidos nessa ampla Rede Social estão os GRUPOS, que são formados a partir de pessoas selecionadas para a troca privada ( ou não) de informações. Esses GRUPOS normalmente visam o compartilhamento de idéias em comum, seja por meio de fotos, pensamentos, ideologias e afins.



Em Dores de Guanhães, como não poderia ser diferente, o facebook vem se expandindo rapidamente entre os adolescentes, ainda maioria, e também entre um público cada vez mais crescente de adultos. De dois anos para cá com a constante queda de acesso ao orkut  mais e mais Dorenses vem migrando para a Rede Social de Mark Zuckerberg, vendo nesse terreno virtual várias possibilidades para interagir com os amigos, conhecer novas pessoas, compartilhar fotos, dizer o que achou da última festa, convidar alguém para sair dentre outras atividades.
Um GRUPO que vem sendo bastante comentado nas postagens e que anda a receber vários elogios é o ''Minha Dores de Guanhães de Antigamente'', criado por Will Lukazi. Adepto ao facebook e atento às Mídias Sociais, ele conta que ao criar o Grupo nada mais intencionava além da troca de informações através de fotografias antigas da cidade de Dores de Guanhães, bem como também o entretenimento proporcionado por fotos de antigos eventos e de seus moradores.


 Entretanto seu desprentencioso projeto veio ganhando notoriedade junto à Comunidade Dorense que sendo um povo apaixonado pelas raízes e pela cultura local acabou por se deixar levar pelo saudosismo emanado pelas velhas fotos postadas e que remetem a um tempo de saudade seja pelas amizades que ficaram pelo caminho, seja pelos tenros anos ou até mesmo pela cidade que ainda tomava forma. O certo é que o Grupo hoje conta com quase 200 Membros que ajudam a contar um pouco da História da cidade tendo como referência fotos já amareladas pelo tempo, mas que ao serem digitalizadas servem a um nobre propósito. 
Sirvo-me das palavras do Idealizador do Projeto que, ao meu ver, foram lúcidas e esclarecedoras:

''Se é verdade que um lugar é feito por Fatos e Fotos, convido a todos a revirarem seus baús e álbuns antigos e postarem antigas fotografias que revelem um pouco mais sobre nossa querida cidade e sua história. Não nasci em Dores de Guanhães, tampouco fui criado em Dores de Guanhães, entretanto aprendi aqui outra coisa valiosa: a gente também aprende a ser Dorense__ e isso é um fato''.

Em razão do Grupo ''Minha Dores de Guanhães de Antigamente'' ser Fechado, quem quiser ingressá-lo basta clicar no link e solicitar a participação.

Nenhum comentário: