segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dores de Guanhães recebe Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere


Caminhão-cinema estará na cidade de 10 a 12 de
setembro exibindo filmes sem cobrar ingresso




Dores de Guanhães receberá entre 10 e 12 de setembro a terceira edição do Gira Brasil – Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere, projeto que está percorrendo 41 municípios de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul exibindo gratuitamente alguns dos filmes brasileiros de maior sucesso nos últimos anos. Em Dores de Guanhães, o caminhão estará estacionado na Praça Manoel Ferreira Campos (Praça Central), com sessões em vários horários (ver abaixo).



Até novembro, comunidades sem acesso a cinemas assistirão a oito películas selecionadas para várias faixas etárias, especialmente o público infanto juvenil, dentro do cinemóvel – um caminhão adaptado com todo o conforto de uma sala de projeção convencional.

Em cartaz, os filmes Eu e Meu Guarda Chuva; O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes; Rio, O Filme; Turma da Mônica – Cine Gibi 5: Luz, câmera, ação!; Uma Professora Muito Maluquinha; O Menino da Porteira; As Melhores Coisas do Mundo; e a produção de maior bilheteria da história do cinema brasileiro, Tropa de Elite 2. São esperados 13,5 mil espectadores em 450 sessões programadas.

Nas duas primeiras edições da Mostra, em 2010 e 2011, mais de 19,5 mil pessoas participaram de 730 sessões no cinemóvel, que é equipado com telona de 120 polegadas, ar condicionado, 30 confortáveis poltronas e dois espaços para cadeirantes. A plateia terá ainda a companhia de um simpático lanterninha vestido a caráter. Recomenda-se consultar previamente a disponibilidade de lugares nas sessões.

O projeto, aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, é patrocinado pela Fundação John Deere, com realização do Ministério da Cultura e produção da Magma Cultura. O cinemóvel é apoiado pelas Prefeituras e Fundações Culturais dos municípios participantes.



Sobre a Fundação John Deere

A Fundação John Deere, criada em 2004, é o braço social da John Deere no Brasil. Responsável por ações de Responsabilidade Social, tem como objetivo atender e melhorar o desenvolvimento social e econômico das comunidades, através de programas focados em Educação, Meio Ambiente e Melhoria das Comunidades.

O objetivo do projeto é incentivar o acesso à cultura e ao entretenimento e, ao mesmo tempo, valorizar as produções brasileiras. “O programa é voltado para estudantes de escolas da rede pública de municípios que têm como principal atividade econômica a agricultura e não possuem salas de cinema; nossa prioridade é atender as escolas rurais”, diz Fernanda Schaurich, secretária-executiva da Fundação.



Sobre o proponente

O Gira Brasil 2012 tem produção da Magma Cultura, cujo diretor, Jefferson Bevilacqua, executa projetos culturais desde 1999. Seu vasto portfólio inclui shows e eventos produzidos em todo o Brasil e no exterior. Entre os principais módulos do Gira Brasil estão a Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere, o Conexão Cultural Tigre/ICRH, o Circuito SCGÁS de Cinema nas Comunidades e o Circuito FMC de Cinema, todos com recursos captados via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.



SERVIÇO


Local: Praça Manoel Ferreira Campos (Praça Central)

10/09,Segunda: às 10h, 13h30, 15h30, 19h

11/09, Terça: às 8h, 10h, 13h30, 15h30, 19h

12/09, Quarta: às 8h, 10h, 13h30 e 15h30

Apoio: Secretaria de Cultura

Informações: Aelton Lucas - (33) 3426-1443


SINOPSES DOS FILMES

Eu e Meu Guarda Chuva (livre)

Na última noite de férias, três amigos – Eugênio, sempre munido do guarda-chuva herdado do avô, Frida e Cebola – embarcam numa aventura mágica ao visitar sua nova escola. Um barão, que deveria permanecer em um antigo quadro da parede, ganha vida e comprova sua fama de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram o palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens a lugares desconhecidos e ao encontro com personagens inusitados e divertidos.



O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes (livre)

"O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes" é uma nova história do inspirado grilo azul que já havia encantado as famílias no primeiro filme. Agora, Grilo Feliz quer gravar um CD, mesmo desejo de uma divertida banda de rap formada por sapos, porém ambos se deparam com a vilã Trambika, que pirateia suas músicas, e acaba por unir sapos e insetos numa         inesperada aventura.



Rio, O Filme (livre)

Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro, mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a Cidade Maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, precisam unir forças para escapar do cativeiro.



Turma da Mônica – Cine Gibi 5: Luz, câmera, ação! (livre)

O filme tem os personagens mais queridos das histórias em quadrinhos: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e seus amigos em seis episódios inéditos. As aventuras começam quando Mônica cochila embaixo de uma árvore mágica e, quando acorda, todos da Turma estão adultos. Será que no futuro ela continuará baixinha e dentuça? E quando Cebolinha e Cascão dão patins novos de presente para ela?






Uma Professora Muito Maluquinha (livre)

Catharina foi enviada à cidade grande para estudar quando era criança. Aos 18 anos retornou à sua cidade natal e passou a lecionar em uma escola primária. Sua chegada começa logo a provocar certos rebuliços na cidade por seu comportamento totalmente diferente do convencional. As tradicionais professoras querem derrubar a querida Catharina, que conquistou o coração de sua turma com seus métodos nada convencionais de ensino.





O Menino da Porteira (12 anos)

Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo, um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Tornam-se amigos e testemunhas das injustiças que ocorrem na região pela ganância do major Batista, dono da Fazenda. Ele ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais para venderem o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes, pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico Doutor Almeida.

As Melhores Coisas do Mundo (14 anos)

Mano é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo, pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila e Horácio, estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro. Sua melhor amiga e confidente é Carol, que está apaixonada pelo professor Artur. Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.




Tropa de Elite 2 (16 anos)

Nascimento, agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Vai parar na Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. E descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam, porque o filho Rafael tornou-se adolescente, Rosane não é mais sua esposa e seu arquiinimigo Fraga ocupa posição de destaque no seio de sua família.





ROTEIRO


Pedrinhas Paulista (SP) – 28 e 29 de maio

Piraju (SP) – 30 e 31 de maio

Itaí (SP) – 01 e 02 de junho

Lençóis Paulista (SP) – 04 a 06 de junho

Bauru (SP) – 12 a 14 de junho

Fernando Prestes (SP) – 15 e 16 de junho

Bebedouro (SP) – 18 e 19 de junho

Frutal (MG) – 20 a 22 de junho

Ituverava (SP) – 25 e 26 de junho

Ribeirão Corrente (SP) – 27 e 28 de junho

São José da Bela Vista (SP) – 29 e 30 de junho

Patrocínio Paulista (SP) – 02 a 06 de julho

Itirapuã (SP) – 10 a 13 de julho

Nova Resende (MG) – 16 a 20 de julho

Ibiúna (SP) – 06 a 08 de agosto

Piracaia (SP) – 09 a 11 de agosto

Joanópolis (SP) – 13 e 14 de agosto

Pinhalzinho (SP) – 15 a 17 de agosto

Senador Amaral (MG) – 20 a 22 de agosto

Santo Antônio do Pinhal (SP) – 23 a 25 de agosto

Cunha (SP) – 27 a 29 de agosto

Guarani (MG) – 30 de agosto a 01 de setembro

Dores de Guanhães (MG) – 10 a 12 de setembro

Santa Maria do Suaçuí (MG) – 13 e 14 de setembro

Bambuí (MG) – 17 e 18 de setembro

São Gotardo (MG) – 19 a 21 de setembro

Patos de Minas (MG) – 24 a 26 de setembro

Patrocínio (MG) – 27 a 29 de setembro

Catalão (GO) – 01 a 03 de outubro

Araguari (MG) – 04 a 06 de outubro

Itumbiara (GO) – 15 a 17 de outubro

Quirinópolis (GO) – 18 a 20 de outubro

Auriflama (SP) – 22 a 24 de outubro

Birigui (SP) – 25 a 27 de outubro

Tavares (RS) – 05 a 07 de novembro

Gravataí (RS) – 08 a 10 de novembro

Vacaria (RS) – 12 a 14 de novembro

Ibirubá (RS) – 16 e 17 de novembro

Sarandi (RS) – 19 a 21 de novembro

Três Passos (RS) – 22 a 24 de novembro

Horizontina (RS) – 26 a 28 de novembro

Nenhum comentário: